II Maratona Torres Vedras/Agualva Domingo, 01 Junho 2014

Domingo, 01 Junho 2014

II Maratona Torres Vedras/Agualva

Pelo segundo ano o Clube MoucaBTT planeou e organizou este passeio/maratona em BTT, entre Torres Vedras e Agualva. Se o percurso do ano passado tinha sido junto à costa maritima, este ano foi delineado pelas serras do interior o como não podia deixar de ser a distancia diminuiu, mas, a dificuldade aumentou muito com um acumulado de subida de 1900mt.

O grupo dos dezassete betetistas reuniu no LR antes das 06:00, o toque de partida soou às 06:00 para a primeira e curta viagem até à estação da CP de Agualva-Cacém, certo foi que às 06:20 estávamos a apanhar o comboio que nos levou até Torres Vedras, com a muita conversa e galhofa rapidamente passou o tempo, antes das 07:30 estávamos apeados em TV. Depois de algumas palavras proferidas pelos mentores do passeio sobre as possíveis adversidades que poderiam surgir e os

cuidados a ter nas grandes subidas e descidas do percurso, iniciamos pacificamente a nossa aventura…com cota a 40mt., mas que nos próximos 15km estaríamos com a mesma aproximadamente a 400mt., já em marcha e inclinados para a frente, pois os três primeiros km foram de subida, o arfanço depressa se fez ouvir, mas não há Moukista nenhum que desanime ao primeiro embate, e se devagar subimos, depressa descemos e voltamos a subir até às eólicas Cateficas, descemos para a Cadriceira e logo de seguida tínhamos quatro km a subir que nos levaram ao topo da serra do socorro, (Enxara do Bispo, Nª Sra. do Socorro) fizemos os quatro km de subida dos 100 aos 400mt de altitude, e com inclinações que atingiram os 16%, que dureza companheiros! É certo e sabido, por nós praticantes, que este saber sofrer não é para quem pode, é para quem quer…mas alcançar o topo de uma serra com esta dimensão e saborear a liberdade desta maravilhosa maneira é vida é felicidade. Depois de atingirmos o topo a conta-gotas, reagrupamos, descontraímos, fizemos o lanche matinal e tiramos umas fotos. A dimensão que os nossos olhos conseguiam alcançar era descomunal

tanta coisa gira que o nosso país nos oferece só precisa de ir ao encontro delas e apreciá-las… Parte da dificuldade do percurso tinha sido ultrapassada, mas, havia ainda muito a trilhar, descemos para Bespeira, mas antes de chegarmos a Nogueira já estávamos novamente a subir a mais um parque de eólicas, mais uma descida, e que descida… com passagem por Casal do Rabo do Gato, Varzea, Castelo Picão e Povoa da Galega, aqui fizemos a paragem para descanso e degustação das esperadas bifanas… às 12:3o terminou o bem-bom e seguimos os trilhos em direção a Charneca e Casais do Forno veio mais uma subida e uma descida, logo depois iniciamos mais uma grande subida até ao parque eólico de santo-estevão da Galé para logo depois descermos, muitooo, até Mastrontas. Certo foi que com 23Km feitos tínhamos 1000mt de acumulado ascendente. Tudo o que era trilhos, já feitos, tanto a subir como a descer, era de dificuldade muito elevada. A união do grupo foi uma constante em todo o percurso e sempre que havia algum alongamento ou mesmo alguém mais atrasado a resposta era esperar e animar quem precisava. Já dentro do nosso quintal, Negrais, a dificuldade do traçado do percurso diminuiu e a razoabilidade, que todos esperávamos à muito voltou a animar o grupo. A partir daqui, já mais otimistas, tudo funcionou com mais fluidez e animo. Já em Pedra Furada paramos para abastecer de água, trilhamos ainda pelo Casal dos Gosmos, Sabugo, Casal da Mata, mata de Fitares. Pouco passava das 16:00 quando chegamos a Agualva com 68Km e um empeno daqueles que nos vai ficar na cabeça por muito tempo. Ainda houve tempo para refrescarmos as gargantas e fazermos um brinde ao grupo maravilha com umas louras frescas e suculentas. Parabéns aos mentores do passeio, Pires e Carvalho, mas também a todos quantos participamos e colaboramos nele. Abraço, até para a semana.

Ass: “O Moukista sentado”