Passeio BTT 23abr2017

Domingo23abril2017
Passeio a Igreja Nova com passagem pelas aldeias, Mata Pequena e Mata Grande
O sino da Capela de Nossa Senhora da Consolação despertou-nos quando bateu as 08:00, segundos depois o grupo dos treze Moukistas saiu a pedalar o destino era, e foi abordarmos Mafra, o Vice António conhece esta volta de olhos fechados… quando lancei o repto a coisa foi bem aceite, e depressa iniciamos a marcha ciclística. A saída do LR foi azimutada para o lado da Abelheira, Mira Sintra, Pexiligais, Casal dos Gosmos, Casal do Urmal, Pedra Furada, descemos rápido para Anços, mesmo até ao leito da ribeira dos tostões, alguns metros mais à frente iniciamos a subida para a aldeia da Mata Pequena, alcançamo-la! Já em alcatrão mantivemos a linha com inclinação de subida durante vários Kms, antes de chegarmos a Igreja Nova paramos e fizemos o lanche matinal, por esta altura da manhã já se fazia sentir algum calor. Demos continuidade à pedalação, a inclinação do tereno passava a ser uma descida, e que descida…daqui da Igreja Nova até à Aldeia da Mata Grande foi sempre a descer! Ufa… Subimos 25 mts viramos à esquerda e, com alguma rapidez iniciamos o trilho maravilha junto ao leito do rio, esta cada vez mais técnico e mais apertado, foi ele que nos trouxe a Cheleiros, reagrupamos em poucos segundos.
Continuamos o nosso passeio pelo estradão junto à ribeira, metros à frente cruzamo-nos com um grupo de pedestrianistas que simpaticamente nos cumprimentaram com entusiasmo expressivo, mais adiante atravessamos a ribeira pela ponte de Barreiros, iniciamos a subida que nos trouxe a Anços era acentuada e comprida, ao ritmo de cada um lá fomos trepando até  alcançarmos o fontanário que serviu, por uns instantes, de refresco e espera dos mais atrasados…mais aliviados pela geometria/inclinação do terreno fomos avançando a bom-ritmo até Casal da Quintanela, Raposeiras, Algueirão Mem Martins, Tala, Mira Sintra e Abelheira. Pois foi! Caríssimos, foi mais um magnífico treino/passeio domingueiro com a participação de mais de uma dúzia de atletas bem preparados para os embates que se avizinham! Em suma fizemos 55km de alguma dureza, mas também de antisstress para os participativos e bem-dispostos Moukistas que chegaram ao LR pouca passava das 12:00. Abraço.