Alvalade - Porto Covo - Alvalade

Alvalade-Porto Côvo-Alvalade
21-mai-2017
Uma pequena freguesia do Alentejo, 120 kms, 2800 participantes e três Moukistas com muita vontade de pedalar no mais antigo raid de BTT de Portugal que este cumpria a 19º edição, foram os ingredientes para um grande dia, numa grande festa de BTT.
Pelas 9h, deu-se o início desta pedalação para os muitos participantes, que debaixo de um tempo nublado saiam lentamente de Alvalade até começarem a ganhar velocidade pelo espaçamento que começava a surgir entre os muitos Betetistas que percorriam os primeiros quilómetros. Aos 12kms do percurso, passagem pelos arrozais, imagem já característica deste raid e de grande beleza. Começava-se agora de forma gradual a subir, alternando-se com estradões onde era permitido rolar a velocidades de 25-30km/h onde só a areia fazia abrandar ou em alguns casos parar. Após trilhos com passagens por matas eis que aos 39 kms surgia a Barragem das Campilhas, onde os participantes contornaram a mesma pelas margens até chegarem ao 2º abastecimento deste raid. Aqui foi tempo de, absorvidos por um mar de gente, provar as famosas sandes de carne assada que a organização tanto pediu para que esta malta do pedal provasse… Chatice, lá tivemos que seguir este conselho…
Era agora tempo de começar a subir, ainda que de forma alternada com algumas descidas até atingir o Cercal do Alentejo aos 52kms, onde a população aplaudia os participantes de forma efusiva. Tempo para mais um abastecimento e havia agora que enfrentar a principal subida do dia, com cerca de 2 kms a serpentear a serra e que atingiria a cota dos 260 mts. Aqui chegados, havia que descer de forma alucinante por trilhos mais técnicos e de grande diversão até se atingir a Amazónia, zona de trilhos mais densos e verdejantes. Após uma curta incursão pela lama, entramos num singletrack que quando findou, o mar estava à vista… Imagens de grande beleza e que dão um impulso ao pedal do pessoal do pedal, pois Porto Côvo estava à vista. Rolou-se então por estradões com alguma areia e que foram confluir em Porto Côvo, com uma passagem junto ao areal e que após uma subida onde estavam centenas de pessoas a aplaudir, a meta dos 70 kms estava à vista. Foi bastante agradável verificar a festa que aqui se fazia, entre betetistas e respectivas famílias, sendo o BTT a força motriz destes momentos. Após mais um reabastecimento, havia agora 50 kms a separar-nos da meta em Alvalade. Até à meta rolou-se por trilhos e estradões, alguns deles a atravessar quintas e outras propriedades privadas sendo apenas interrompidas pela passagem em algumas freguesias onde pudemos constatar a “azáfama” de uma tarde de domingo, onde os locais munidos de sumos de cevada e malta observavam os betetistas a regressar a Alvalade e os incentivavam, dizendo que “já faltou mais”…
Aos 104 kms e junto a um canal, pedalou-se até aos 110 kms onde se entrou no alcatrão e a sinalização indicava Alvalade em frente. Tempo de esgotar a desmultiplicação na transmissão e alcançar Alvalade aos 118,5 kms, após 1200 mts de acumulado positivo, muito contacto com a natureza e muito convívio entre estes Moukistas e outros betetistas de todo o Portugal. Tempo para uma ultima rehidratação e um regresso a Lisboa…
Uma última palavra para a organização que teve este raid ao mais alto nível, nos mais variados aspectos tais como sinalização do percurso, abastecimentos, apoio mecânico, simpatia e hospitalidade ao longo de toda esta aventura!
Alvalade, até á próxima!

Moukista 51

Sem comentários: