Sintra TOP


Domingo14Maio2017
“Sintra TOP”
Passavam escassos minutos das 07:00 quando o grupo dos 11 Moukistas saiu do LR, este passeio fora proposto dois dias antes da realização dele pelo Presidente LP. Confesso que foi um track particularmente bem escolhido.
Para quem anda neste desporto, e gosta… obviamente que são sempre manhãs bem passadas com muitos bons momentos, mas este é dê-se-lhe tirar o chapéu, soberbo no cômputo das várias vertentes dele, podemos dizer que até a chuva foi agradável, tudo, mas mesmo tudo se encaixou como peça fundamental do todo! Parte dos trilhos fi-los pela primeira vez, notei que têm sido pouco usados, talvez a razão se deva ao difícil aceso e também por serem muito técnico… os Moukistas não renegaram faze-los. É duro subir serra acima até ao Monge, cota de 490mt., descer aos 50 e voltar a subir aos 350mt.  São subidas muito fortes que requerem técnica e força qb. Com algum custo são ultrapassadas, de seguida vem o alívio, respiramos profundamente três vezes, a carga é solta com rapidez, a nossa disponibilidade é reposta para a próximo desafio. Por hábito a seguir a uma grande subida vem sempre uma grande descida, aqui não foi excepção, mesmo com o piso molhado as descidas foram sempre feitas a rasgar, (puta madre!!!) que cotas tão irrequietos e adrenaliticos, orgulho-me de fazer parte deste grupo…quando damos por nós na cauda de um grupo de jovens equipados de tudo quanto é protetor e bikes com cursos enormes, pensamos estes gajos vão dar-nos um bigode daqueles que nos vão fazer doer a alma! Qual quê…depois do pisca aberto, foi passar por eles sem piedade nenhuma, dos Capuchos à barragem do rio da Mula, f..… até dois raios foram à vida…Tanta conversa e ainda pouco disse do circuito proposto; Saímos e fomos passando por Zambujal, Paiões, Varzea, Moncorvo de Cima, Serradas, Albarraque, Beloura, Penha Longa foi por aqui que entramos na serra de Sintra já com 13Km, as hostilidades da subida iniciavam-se à cota de 180mt e terminavam aos 490 foram 5.5km de dura subida até alcançarmos o Monge, a próxima etapa era descer,  e descemos até ao santuário da Peninha, circundamo-lo, paramos e tiramos a foto do grupo com o cenário de fundo a praia do Guincho.
Subimos, descemos, já tínhamos pedalado 30km estávamos na cota de 50mt, avizinhava-se mais uma forte subida, dos 30 aos 35Km subimos à cota de 340mt estávamos na zona de Gigarós bem próximo de Colares, subimos para os Capuchos onde fizemos o lanche matinal. O percurso feito na serra de Sintra virado para o Atlântico foi continuamente exercido à chuva, não incomodou apenas nos ia refrescando, que a partir dos Capuchos começou a dar tréguas. Descemos bem rápido dos Capuchos para a barragem do rio da mula entramos na quinta do Pisão, Atrozela, Casal do Marmeleiro, Tabaqueira, Vargem Mondar, A dos Francos, Cacem e Agualva. Chegamos a nossa Sede às 12:35 com 60km e 1400mt de A+, cansados e orgulhosos de termos superado mais um forte desafio na fantástica serra de Sintra. Pelas razões que todos sabemos foi um fim-de-semana sensacional; um sábado memorável e uma manhã de domingo TOP. Abraço do “Moukista sentado”



2 comentários:

P.Laranjeira disse...

Boas Moukistas
Temos vários passeios que vamos fazendo todas as semanas, com mais uma subida ou descida ou por aquele caminho ou o outro tentamos que sejam sempre diferentes.
Esta semana e que seja dita a verdade foi para mim sem sombra de duvidas o melhor passeio do ano, com subidas dignas desse nome, descidas de cortar a respiração.
Que venham mais destes sr Presidente.
Um grande abraço para todos.
P. laranjeira

Pedro Barbosa disse...

Até o São Pedro ajudou a arrefecer o radiador tak tak ainda me estou a lembrar da barragem do rio da mula �� Tak