Apoios:

Trilhos da Arrábida 2017

domingo, 19 de novembro de 2017
Mais um grande passeio de BTT, desta vez teve como cenário a Arrábida.
Pelas 06H15 já havia movimento na sede do Clube MoucaBTT, a saída do Lrg da República estava marcada para as 06H30. À hora prevista iniciou-se o deslocamento de Agualva para Palmela.
Após a chegada a Palmela foi rápida a preparação para iniciar a pedalação, eram 07H36 quando o 15 participantes saíram dos Bombeiros de Palmela em direção à Serra do Louro.
O tempo, ainda que fresco, estava adequado à prática do BTT, muito sol e sem vento.
Depois da passagem pelo cume da Serra do Louro (moínhos), veio o primeiro momento de diversão, descida do single-track "Fio dental", feito a alta velocidade é o máximo.
A subida até ao Alto das Necessidades foi feita em amena cavaqueira e andamento moderado. Daqui até ao moinho do Cuco foi uma ápice e rapidamente estávamos a descer o single-track Califórnia. Havia agora que passar pelas vinhas em redor de Azeitão em direção ao Trilho da Falésia. Este trilho requer alguma atenção devido à passagem estreita com um escarpado de respeito.
Seguia-se um troço em alcatrão para alcançar a Marmita do Gigante e chegar em seguida à escarpa que dá para o mar, com a Serra do Risco à vista. Paisagem deslumbrante! Foi aqui que fizemos a reposição de líquidos e sólidos, aproveitou-se como é habitual para mais umas chalaças, sempre em saudável convívio. Estávamos a meio do track proposto, havia que regressar a Palmela, eram 10H15.
Um single quase sempre a descer ou plano, com muita pedra e algo técnico fez-nos companhia durante 3 kms, muito bom!
Seguiu-se o single-trakc Chico das Saias, estava uma delícia! Aqui já se notava algum cansaço, havia que refrear o andamento e manter o grupo junto. Tinha-mos de atravessar a Serra de São Luís, com um estradão sempre a subir. As paragens foram mínimas e rapidamente estávamos no trilho das oliveiras em direção a Vale de Barris.
Atingido o alcatrão foi rolar até Palmela, foto no fontanário e subida até aos bombeiros.
No final 58 kms com 1200 mts d+, tempo em andamento 4 horas.
Mais uma vez os Bombeiros de Palmela disponibilizaram-nos as instalações para banho e almoço, bem hajam!
Pelas 14H20 estávamos de regresso a Agualva com uma satisfação imensa pelo belo passeio e excelente convívio proporcionado por todos os intervenientes.
Sempre meia roda à frente.



Sem comentários: