Trilhos da Arrábida, mais um passeio com a marca MoucaBTT, desta vez fomos até Palmela.
O percurso era sinuoso com passagens mais complicadas e algumas "paredes" difíceis de subir montado na bike. O tempo chuvoso que se fez sentir nos últimos dias, fazia prever dificuldades acrescidas. Mas, se fosse fácil não era para o MoucaBTT, qualquer o faria!
Às 08H00 iniciou-se o evento, com algum nevoeiro e ameaça de chuva. Dos Bombeiros de Palmela descemos até à Baixa de Palmela pela antiga Calçada Romana. Curta passagem pela Estrada da Cobra virando à esquerda para o "Trilho da Lagartixa", um pouco mais de subida e à esquerda entramos no "Trilho Toca da Lagartixa", as primeiras escorregadelas começaram a surgir, estávamos a rolar ao lado da Ribeira de Corva.
Atingiu-se a Estrada de Vale de Barris e entramos em seguida no "Trilho dos Sobreiros". Percorreu-se o estradão até entrar no "Trilho das Pirâmides", muito técnico e escorregadio, mas espetacular. Estávamos nesta altura a meia encosta e a oeste da Serra de S. Luís, depois foi descer a bom ritmo até à Praia da Comenda, aqui fizemos a primeira paragem.

Novamente em marcha subimos o "Trilho da Comenda", ao lado da ribeira em direção ao Vale do Rasca, a lama começou a fazer das suas e teve de se parar várias vezes para remediar uma avaria na transmissão de uma bike. A chuva nesta altura era nossa companheira e não dava tréguas. Apesar do mau tempo e das paragens forçadas a malta não perdeu a boa disposição, com muitas larachas à mistura, a moral estava em alta.
A parte mais complicada estava a chegar, subir o "Trilho Vale do Rasca", a inclinação era forte, mas o problema maior foi a lama, de tal forma que as rodas das bikes deixaram de rolar, tal era o acumulado de barro. No cimo os "desabafos" dos Moukistas eram muitos e variados, mas a recompensa estava pronta para ser saboreada, descer o "Trilho Maravilha", com mais ou menos escorregadela os 11 Moukistas rapidamente devoraram o trilho. Agora havia que atingir o Parque de Campismo de Picheleiros, ficando anulado o "Trilho do Chico das Saias", pouparam-se 3,5 kms de distância e 150 mts de acumulado de subida.
No campismo retemperaram-se forças, mas a roupa molhada não permitia grandes paragens e seguiu-se para o Moinho do Cuco. A subida e o terreno difícil deixou marcas em alguns. Palmela ainda estava longe, não era hora para desanimo, a chuva tinha parado e num ápice chegou-se ao Alto das Necessidades, rolou-se pelo "Trilho do Coelho", na Serra de S. Francisco e desceu-se o "Cai de Costas", ficou anulado o "Trilho do Fio Dental" poupando-se 2,5 kms de distância e 80 mts de acumulado de subida.
Estávamos na reta final, atingimos os moinhos da Serra do Louro e às 13H45 estávamos de regresso aos Bombeiros de Palmela.
Acabou-se o evento com um almoço partilhado com os miminhos que os intervenientes trouxeram, regou-se com umas minis e regressou-se a casa.
A lucidez, a capacidade de sofrimento e o espírito de grupo saíram, sem dúvida, vencedores.
Sempre bem por maus caminhos!