Domingo, 22 de Setembro 2013
Visitamos a Base Naval do Alfeite
         Este fim de semana fomos passear até à outra margem do rio Tejo, fomos visitar a Base Naval do Alfeite com direito a tudo; pedalar, navegar de barco, almoçar com a família, amigos e conhecidos e, visitar o navio Corte-Real e voltar a pedalar até Agualva.
Iniciamos a moukopedalação às 07H20 no local habitual, Largo da Republica, e com um grupo de catorze moukistas, pedalamos por S.Marcos por estradas bem ao jeito dos Moukas, um sobe e desce constante, passamos por Caxias, C. Quebrada e Algés, uma hora depois já estávamos na estação de Belém a apanhar o barco que nos levou para a outra margem, Porto Brandão-Trafaria.
Continuamos o nosso proposto e fomos pedalando ao ritmo mais adequado ao grupo sem nunca descorarmos a apreciação das belas paisagens tendo como fundo de cenário, a Costa da Caparica e o extenso Oceano Atlântico a perder de vista. Antes de chegarmos à Base Naval, ainda tivemos tempo para fazer uma paragem de hidratação e beber um sumo de cevada. Nesta paragem descobrimos que o Pres. Paulo Laranjeira fazia anos e aproveitamos para lhe dar os parabéns. Pouco tempo depois fazíamos a entrada triunfal na Base Naval, tiramos a foto-naval e, demos continuidade ao nosso passeio, mas dentro das extensas instalações Navais e guiados pelo marinheiro Alves, que foi dando as explicações de um verdadeiro guia-naval. Às 12H!!  terminou a visita guiada da imponente e extensa Base Naval do Alfeite. Já esperavam por nos, no parque das merendas, os nossos familiares, amigos e conhecidos, com o belo do repasto, fomo-nos ajeitando às mesas que já estavam repletas de tudo quanto era iguarias, o cansaço e a fomeca dos betetistas era notória em alguns de nós, pois a quilometragem, feita, já rondava os 50Km. Depois de termos saciado a fomeca demos inicio à cavaqueira e ao descanso e descontração até serem 14h30, hora em que se iria iniciar a visita ao navio "Corte-Real". A marinha Portuguesa sabe bem receber a quem os visita. À nossa espera estava uma guarnição de marinheiros (as) bem apresentada e cheia de vontade de botar umas palavras simpática, depois de vermos uns vídeos, fomos convidados a visitar as partes mais relevantes do navio e com explicações pormenorizadas, dadas pelo Cap.Tenente? Tudo aquilo era novo para nos e, a assimilação de ver e aprender tudo que estava ao nosso alcance sobressaía, esta primeira e talvez única visita a um navio de guerra Português só é conseguida por alguns, a família MoucaBTT é mesmo uma privilegiada em ter pessoas no grupo que conseguem estas simpáticas dádivas. Aproveito este espaço para agradecer aos mentores do invento; Sr. Marinheiro Alves, ao Pires ao Laranjeira e ao António, mas também ao Carvalho que implicitamente esta quase sempre envolvido nos nosso passeios e maratonas (GPS).    

A imponência deste navio, e dos outros que estavam encorados ao lado, é bem notória e não ficamos indiferentes às muitas coisas que nele sobressaiam.


A foto de todo o grupo com um cento de pessoas envolvidas na visita, tirada à ré do Corte-Real.
Estava um dia de muito calor e assim que terminou a visita e a seção fotográfica, agradecemos à guarnição do navio e fomo-nos retirando com toda a calma e postura que os Moucas sabem ter.
Ainda dentro da base. Regressamos ao parque das merendas a onde os bens alimentícios tinham ficado recolhidos, pois as famintas vespas estavam com uma atividade que tudo servia de alimento. Bem guardado mesmo, tinha ficado o bolo de aniversário do Pres. P.Laranjeira, afinamos as vozes, arregaçamos as mangas e vai de cantarmos efusivamente os parabéns, com direito a bolo e champanhe, parabéns amigo Laranjeira que contes muitos e com saúde, e rodeado de boas companhias, um abraço amigo.   
A partir daqui, os homens do pedal calçaram as botas, vestiram as t-shirts montaram as companheiras de duas rodas e vai de dar ao pedal até Cacilhas, porra! tivemos que esperar pelo ferry-boat uma hora, estava-se mesmo haver, chegamos a Agualva já de noite, eram 20H00 e com quase 90km feitos.
Em resumo, foi um dia fantástico com gente boa e sociável. Bem-haja a todos os participantes. Viva a MoucaBTT.

Ass: “O Moukista sentado”



Sem comentários: