Maratona BTT Torres Vedras - Agualva 2016

22 de maio de 2016
Pelo quarto ano o Clube MoucaBTT realizou a ligação Torres Vedras a Agualva em BTT. Duas vezes pela linha da costa Atlântica e outras duas mais pelo interior.
Agradecimento a todos os participantes, em especial ao João Pires e Luís Carvalho pela elaboração do evento.
O dia começou bem cedo! Às 06H00 os 13 Moukistas estavam na estação de Agualva Cacém, para embarcarem no comboio que os iria colocar em Torres Vedras.
Já em Torres e depois do café matinal, pelas 08H00 iniciava-se a pedalação.
Sabia-se que o grande desafio era transpor a Serra do Socorro, mas, outras dificuldades menos visíveis não iriam facilitar a vida aos participantes.
Primeira subida ligeira aconteceu logo ao início com passagem pelo geodésico do Gaio, a 198 mts de altitude, passagem nos 178 mts.
Descida até Louriceira com destino a Figueiredo. Seguiu-se uma subida simpática até à cota dos 265 mts, eólicas de Catefica, aqui já a Serra do Socorro era bem visível. O tempo estava bom e a paisagem de encher a vista.
Rolou-se elevação abaixo até Cadriceira, aqui a cota é de 100 mts, pela frente estava a imponente subida para a Serra do Socorro que nos levou até aos 390 mts em cerca de 3 kms.
Boneco de grupo tirado e descida até Malgas, na passagem por cima da A8 tempo para cumprimentar os automobilistas com destino à final da Taça de Portugal e um simpático grupo motard, para voltar a subir até ao geodésico do Pedrogal, com mais um parque eólico junto ao moinho da Carrasqueira.
Terreno complicado até chegar ao Milharado, com passagem por vários moinhos abandonados.
O almoço estava perto e havia que retemperar forças. Assim, às 11H45 o grupo estava na Póvoa da Galega para atacar a bela bifana.
Depois do repasto tinha de se voltar a pedalar, 35 kms esperavam pelos Moukistas.
A próxima dificuldade, esperada, seria a subida da Freixeira e Asseiceira Pequena, dos 177 mts para os 360 mts, com Montemuro e Funchal em linha de vista.
A Serra do Funchal foi feita a meia encosta e depois foi descer até Mastronas (Negrais).
Daqui para frente o ritmo aumentou ligeiramente e rapidamente chegou-se ao Sabugo.
Passagem pelo Telhal, Meleças e Mira Sintra e por fim Largo da República em Agualva, onde decorria a Feira de Maio.
À chegada dos participantes estava o Sr Presidente da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, Carlos Casimiro e o Sr Joaquim Simões, responsável pela área da juventude e desporto da freguesia que amavelmente se prontificaram-se para a foto de grupo.
O sofrimento é temporário... a recompensa é para sempre!


2 comentários:

Unknown disse...

Mais uma grande manhã! Grande convívio e paisagens igualmente belas!

Moukista Pedro Lopes disse...

Foi sem dúvida um grande passeio, literalmente, em todos os sentidos da palavra, em altimetria, em extensão e em qualidade.
Figura actualmente no meu top 3 dos melhores passeios de sempre.
Serra do Socorro, te prepara, vou querer voltar a subir você. Deu luta, muito suor e sofrimento para subir até aos 400 m de altitude.