III Peregrinação em BTT MOUCA-FÁTIMA

Bom dia a todos os Moukistas, familiares, amigos e simpatizantes.
No passado fim de semana (18 e 19 de Junho de 2011), 18 betetistas rumaram de Agualva até ao Santuário de Fátima.
A ligação entre Agualva e o Oceanário, foi feita de comboio. Pelas 07H15 estava tudo pronto para iniciar a pedalação, já com a malta de Alverca que nos aguardava junto ao Oceanário. Pela frente tinhamos 148 kms para percorrer.
1º dia:
A primeira etapa levou-nos até Alverca onde tinhamos um magnífico pequeno almoço à espera, os primeiros kms estavam feitos. Nesta paragem ainda tivemos a companhia de um betetista espanhol que tinha como objectivo ir até Santiago de Compostela, uma boa viagem para ele.
Estava na hora de voltar a pedalar e aí fomos estrada fora até Vila Nova da Rainha, novo reabastecimento e juntou-se a nós mais um elemento, agora o grupo estava completo.

Próximo destino Valada, o ritmo era bom e o tempo ajudava, apenas um pouco de vento de frente mas nada demais. Na zona das plantações do tomate, um pequeno acidente, uma queda que deixou marcas no nosso amigo Lopes, felizmente nada de grave e poucos minutos depois estava recomposto e a pedalar.
Em Valada quando estavamos a reavaliar o estado do Lopes tivemos a ajuda valiosa de uma enfermeira, que estando no local com familiares e amigos, prontificou-se a assistiu o Lopes, fazendo o curativo e ficando tudo mais sossegado, pois tratava-se apenas de um pequeno corte. Estava na hora de almoçar, ainda houve malta que não resistiu a um mergulho no Rio Tejo.
13H15 e tinhamos que voltar a pedalar, lá fomos direitos a Santarém, depois de atravessarmos a cidade uma paragem no parque de merendas de Azoia de Baixo para reabastecer.
A partir daqui o terreno começou a ser mais exigente mas nem por isso o grupo vacilou e pouco tempo depois estavamos em Santos para mais um reabastecimento e algum descanso.
Os trilhos já não eram os mesmo que encontramos até Santarem, mais duros, pedra solta, súbidas, regueiras fundas etc, mas nada fazia esmorecer o espírito, afinal Olhos de Água estava a 11 kms.
Vencida a súbida dos moínhos a coisa estava práticamente feita e às 17H15 estavamos a chegar ao local da pernoita em Amiais de Baixo.
Alongamentos, lavagem e lubrificação das bikes, um bom duche, piscina, umas minis e estava tudo bem disposto e animado.
O jantar foi servido pelas 20H00 nos Olhos de Água,  regresso aos alojamentos e chegou a hora de dormir.
2º dia:
Pequeno almoço às 08H00, saída às 08H30, Fátima estava cada vez mais perto, passagem pelos Olhos de Água e toca a entrar pela serra fora, o Miradouro da Serra de Santo António esperava por nós. Reabastecidos no alto da serra e feitas a recomendações de segurança lá fomos a rolar em alta velocidade direitos a Minde, já faltava muito pouco. Todos sabiam que depois de se atingir as eólicas as súbidas e caminhos menos bons estavam ultrapassados.
A 5 kms da chegada um furo que obrigou à troca da camara de ar e voltou-se a pedalar, 2 kms à frente novo furo, nova paragem para resolver o problema.
Finalmente pelas 12 horas o MoucaBTT entrou no Santuário de Fátima com familiares e amigos à nossa espera. A sensação é maravilhosa.
Seguiu-se a tradicional foto, banhos e o grande piquenique. Depois houve tempo para visitar o Santuário e pelas 16 horas estava na hora de arrumar tudo para regressar a casa.
Um agradecimeto a todos os que se deslocaram a Fátima para se juntarem ao grupo de betetistas que pelo terceiro ano vai ao Santuário de Fátima em BTT.
Bem haja aos que durante o deslocamento telefonaram ou enviaram mensagens, demonstrando preocupação e solidariedade com todos os participantes.
Para o pessoal do apoio muito obrigado, sem voçês talvez não fosse possivel chegar ao Santuário.
A grande responsável pela logística terá de ter uma palavra especial, pois não é fácil ter a máquina afinada com as limitações que temos, estava tudo muito bom, em qualidade e quantidade, foram muitos os que manifestaram o agrado pela forma como as coisa correram, bem haja Dona Emília.
Agradecimento aos organizadores pela disponibiliade e planeamento deste Mega evento, sem o trabalho desenvolvido pelo António e pelo Pires não seria possivel levar a bom porto a III Peregrinação em BTT Mouca-Fátima.
Para os participantes repetentes espero que tenha valido mais uma vez a pena pedalar até Fátima e que para o ano possamos voltar ao Santuário com o mesmo espírito e vontade.
Quantos aos novatos que todas a espectativas criadas à volta deste evento tenham sido superadas e que tenham ficado com vontade de repetir.
Para os betetista e pessoal de apoio foi um fim de semana de fortalecimento da amizade e camaradagem existente no seio do MoucaBTT, daqui a uns anos ainda se vão recordar com saudades deste belíssimo passeio até Fátima.
Boas pedaladas e até para o ano.
A Direcção.




Crónica de um Peregrino (Pedro Lopes). Muito bom clique para ler.

12 comentários:

JPires disse...

Boas tarde Malta do Pedal.
Estive a ler com bastante atenção o que a Direcção escreveu, que mais há para acrescentar? acho que só se pode acrescentar uma coisa, PARA O ANO QUERO IR OUTRA VEZ A FÁTIMA.

Um Abraço
O Barulhento.

Luís Carvalho disse...

Moukista, bom dia boa tarde ou boa noite conforme lerem estas palavras. Uma palavra para descrever este evento a Fátima “EXCELENTE”. Um grande obrigado a toda a organização por ter proporcionado um evento de “EXCELENTE QUALIDADE”. Não é demais agradecer todo o trabalho que tiveram antes da realização do evento nos vários contactos para que tudo estive pronto para o nosso deslocamento, desde a reunião previa para limar e explicar todo o evento (o magnifico saco com os brindes alusivos ao evento), o evento propriamente dito que são as pedalas foi magnifico desde o convivo até ao espírito de grupo foi 5 estrelas. Na chegada a Fátima foi gratificante ver o apoio que familiares prestaram aos “peregrinos Moukistas” depois de terem concluído o evento.
P.S – Um grande agradecimento ao pessoal dos reabastecimento, pois sem eles o nosso conforto estaria em causa. Hoje só me pergunto aonde é o próximo reabastecimento? È que já trabalhei 20 minutos.

Tiago Vermelho disse...

Boas, pessoal mouqueiro!

Queria agradecer ao clube MoucaBTT pela realização deste magnífico evento, em mais um ano. Desta vez correu ainda melhor que o ano passado, mesmo tendo-se realizado apenas num fim de semana. A exigência física foi bem mais elevada, mas com o empenho e dedicação da 'team' maravilha de apoio a ajudar, muita diversão e a boa camaradagem do costume, , conseguimos mais uma vez chegar ao nosso destino e cumprir o objectivo sem grandes contratempos.
Obrigado também à malta que foi ter ao Santuário e se juntou no final ao espírito.

Um abraço e até à próxima!

Luís Pina disse...

Boa noite a todos os que de alguma forma se sentem ligados ao Clube MoucaBTT. Uma boa noite também para todos os forasteiros que passam pelo nosso blog.
Mais uma Evento ao mais alto nível, serei suspeito em falar desta forma mas não tenham dúvidas que a fasquia está muito alta. Parabéns a todos, participantes, apoio, convidados, amigos e a todos os que não puderam estar presentes físicamente mas nos acompanharam à distancia.
Como nem tudo são rosas aqui ficam os espinhos, poucos até ao momento escreveram duas letras neste blog, um simples comentário, sim é importante, uma forma simples de enriquecer a nossa págima da net. É fácil disfrutar...
Boas pedaladas. Luís Pina.

Anónimo disse...

Olá a todos. Começo por dizer que poderá haver passeios iguais, melhores terão de ser mesmo muito bons. Dar nota 20, é pouco a este evento, onde tudo mas mesmo tudo correu na perfeição. A toda a organização os meus sinceros parabéns. Nada escapou para dar o melhor a todos os ciclistas. As 4 pessoas do apoio foram do melhor que pode haver para elas também o meu obrigado. A comida estava maravilhosa, a camaradagem ao mais alto nível e ao clube MOUCABTT parabéns pelo esforço na realização do evento, onde notou-se exigir muito tempo de preparação e planeamento antes da prova, que quase sempre nunca é falado mas que é bastante importante. O local da dormida foi bem escolhido, até porque a piscina foi 5* . A condição física foi por vezes exigida mas nada que com força de vontade não fossem superados os traçados. Todos chegamos a Fátima e tenho a certeza que todos ficarão com saudades deste passeio. Sem dúvida um evento a repetir. A todos muitos parabéns e muito obrigado por toda a alegria que me proporcionaram.
Hugo Mendonça

João Paulo Gonçalves disse...

Boa noite caros amigos bttistas e familia da Mouca
Foi mais uma jornada ou seja peregrinação a qual melhor não podia ser que levamos a bom porto ou seja a Fátima pelas nossa pernas e claro as nossa amantes à algum tempo da para cá as binas que nos proporcionaram momentos unicos e inesqueciveis este ano com um trajecto embora o mesmo mas com diferenças (não havia a semaninha de descanço) mas que mesmo assim as forças não faltaram a ninguém e chegámos todos de boa saúde. Um abraço para o P.L.que lá teve um azarzito mas a coisa vai ficar bem com certeza. Também mais uma vez um agradecimento a todas as pessoas que nos ajudaram neste precurso desde a organização, ao nosso presidentes e o pessoal da logística(comes e bebes-"muito importantes")que contribuiram para ficarmos com as nossas memórias mais ricas.
E se a nossa Sra. quiser para o ano lá estaremos para a visitar novamente.
Para o anos vamos lá ver como será

Um abraço a todo o pessoal da MoucaBtt

Antonio Araujo disse...

boa noite a todos os associados e amigos do club mouca btt.por este meio venho agradecer ao presidente e ao faz barulho Pires.o belo passeio que organizarao a nossa ida a Fatima,como estava todo bem organizado todo ao premenor so mesmo a mouca.agadecer tambem ao pessoal do apoio forao formidaveis,tambem um muito obrigado a todos os amigos que se juntarao a nos em fatima,para o ano la estaremos se deus quiser,nao desisto embora seja sempre o ultimo na chegada das paragens mas o importente e chegar.sendo assim um abraco para todos muito obrigado a todos ate quarta no passeio nocturno.

P.Laranjeira disse...

Boa noite a todos da MoucaBTT.
Mais que um passeio este é o nosso grande passeio,pois é por este que esperamos durante todo o ano e é neste que se ve a união que reina no seio do nosso grupo.Com mais ou menos dificuldade,com uma ou outra queda e com 2 furos nos ultimos 3 km a Mouca chegou a Fátima com todos os seus 18 elementos com vontade de lá voltar o mais rapido possivel.
Um muito obrigada a todos os que organizaram este grande invento que para ser 100% só faltou falar com o São Pedro para a eliminaçâo do vento do segundo dia.
Um grande abraço para todos.
Suadaçoes Moukistas e até Domingo.

Luis disse...

Bom dia
Como tem sido apanágio da MOUCA, mais um passeio ao mais alto nível, denotou mais uma vez um grande trabalho de bastidores na parte da organização deste evento em que nada faltou: amizade, diversão, companheirismo, bons trilhos, magníficas paisagens, um apoio fantástico, e o que dizer sobre a comida????
Em relação ao apoio aproveito mais uma vez, para enaltecer publicamente o pessoal do apoio. Incansáveis será talvez um dos melhores adjectivos para os descrever. Um bem-haja.

Um forte abraço para todos os companheiros!

Luis Victória

António Cardoso disse...

Bom dia, a todos os Moukistas, respectivas familias, amigos e a todos aqueles que acompanham este grupo cada vez maior, mais coeso e com o espirito de amizade que vem sendo construido ao longo do tempo. Quanto ao passeio propriamento dito, faltam adjectivos para explicar aquilo que senti quando cheguei ao Santuário de Fátima. Foi uma emoção que nem dá para explicar, e constatei que não fui o único. Quero agradecer a todos aqueles que de uma forma de outra ajudaram para que este evento/passeio se realizasse. Quero também salientar que todos os betetistas, inclusive eu, chegamos bem e cheios de força para voltar a repetir esta viagem maravilhosa. Sem os treinos "impostos" pelo nosso Director, as "descidas" que ele tanto gosta durante as manhãs de domingo, não seria possível chegarmos bem fisica e psicologicamente ao nosso destino. Um bem haja a todos.
PS. Quero acrescentar apenas um senão, o nosso Director falhou apenas num ponto importante, mas como não podia deixar de ser, o "Barulhento" não falhou, o "Halibut" faz muita falta numa viagem destas.

REGINA FERNANDES disse...

ora ai esta uma coisa que estava a faltar »uma cronica», só um grupo coma a mouca e que podia ter um elemento que se lembra-se de tal. adorei
parabens. E PARABENS A MOUCA

Anónimo disse...

Temos trovador..... Á fadista!!!

Luis Victória