Rota do Arco

24jan2016
Mais uma manhã de boa e forte pedalação!
Não são os muitos kms que fazem a diferença! Basta um traçado bem delineado para disfrutarmos tudo o que o BTT nos traz: adrenalina, esforço, sacrifício e o bem estar final de termos chegado mais à frente!
Às 08H00, onze Moukistas fizeram-se aos trilhos para debelar o trajeto proposto.
Os 35 kms não seriam por si só um obstáculo, mas os 850 mts de acumulado e um terreno escorregadio, com muita água e lama iriam provar que afinal não era apenas um simples passeio de BTT.
Fácil? Por certo que não seria para nós!
Saindo do Largo da República fomos em direção à Idanha/Belas, para logo de seguida entrar em terra, direção Fonteireira.
Primeira dificuldade: descida dos jeeps até ao acampamento dos escuteiros, a terra virou lama, espetáculo!
Depois, a subida até perto do geodésico para sairmos do Golfe em direção à Serra da Helena. As pedras brancas, com um pouco de humidade ficam severamente escorregadias, mas os postes de alta tensão estavam ali tão perto, toca a subir. Em seguida foi a descida escorregadia atá ao cruzamento de Dona Maria. Nesta altura o sol já mostrava algum brilho.
Rolou-se em alcatrão até atravessar o Arco, para entrarmos em Dona Maria e descer até ao "túnel de Belas".
Quem muito desce muito sobe! Subida ingreme até às piscinas do Belas Clube de Campo e descida pelos green's até à figueira.
Aqui, fez-se uma paragem para o lanche matinal, com muita conversa e boa disposição à mistura.
Mas, tinha-mos de continuar e para isso teríamos de subir até à N117. Subida fortíssima, em que foi preciso apear para vencer tamanho declive.
Depois foi encontrar a ribeira de Belas e fazer o percurso de 8 kms, previamente estudado e planeado. Neste segmento encontra-se um pouco de tudo: subidas, descidas, passagens técnicas, lama, água e singles apetitosos de grande velocidade!
Estava na hora do regresso! Ainda tempo para uma passagem rápida pelas mesas de voto e às 12H00 o Largo da República estava debaixo das nossas rodas.
Sempre bem por maus caminhos!


1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite Moukistas
Esta volta é a prova que se pode fazer grandes passeios com muita adrenalina sem sair praticamente do nosso quintal.
Boa semana para todos.
Até Domingo.
P.Laranjeira