Apoios:

Passeio Pedestre Lisboa Antiga

Domingo,19Fev2017
Lisboa Antiga
Depois de adiado por uma semana devido à chuva…. Foi mais um passeio/caminhada bem planeado e organizado pelo presidente do Clube MoucaBTT. Este passeio pedestre pela cidade de Lisboa deu-nos a conhecer a cidade e a evolução dos seus 2500 anos de história, desde o aportamento dos Fenícios e mais uns quantos povos que seguidamente foram passando por ela. Cada vez mais é uma cidade orgânica e viva, que não deixa de surpreender quem nela passeia, basta estarmos algum tempo sem por lá passar para notarmos as muitas e boas transformações que rapidamente são feitas!
Desde há muito considero-a uma cidade monumental, cada rua é ou tem um monumento, embora grande parte destes monumentos estejam transformados e ocupados por espaços privados e comerciais. Depois de viajarmos de comboio até ao Rossio, agrupamos junto ao Teatro Nacional D. Maria II, após a distribuição de um desdobrável explicativo do nosso passeio, somatoriamente, um pequeno briefing foi palestrado pelo PP. rapidamente a mobilidade do grupo foi posta em marcha pedestriana, a praça do Rossio sentiu a nossa passagem, ou não fosse ela o coração da Capital, as escadas da Calçada do Duque foram o primeiro testemunho das muitas escadarias que o grupo iria subir  e descer neste passeio domingueiro, que  teve 49 caminheiros de idade algo variada, mas que todos eles, uns mais do que outros, tiveram um desempenho  comportamental e técnico de bom nível… atingimos o topo do Bairro Alto e Bica, os vestígios da diversão nocturna destes bairros é bem notória, encontramos algumas equipas de limpeza em acção activa… alcançamos a rua de São Paulo após termos descido do bairro da Bica, direccionámos para a rua Augusta/Praça do Comercio, o bairro da Sé estava ao nosso alcance.
O sobe e desce de escadas era, estava a ser, uma constante, Santo António foi também visitado, a casa dos bicos e o museu do fado foram ladeados, subimos os mais ingremes becos por escadarias ingremes, sombreiras, belas e carregadíssimas de história! Alfama piscou-nos o olho, não hesitamos em entrar nela… que beleza típica nos vai mostrando este bairro labiríntico, que em qualquer recanto há sempre gente, gente estrangeira e simpática, mas também moradores deste bairro que com os seus modos típicos não conseguem esconder o tipicismo deles… também bordeamos os bairros da Mouraria, São Vicente e Castelo. A mobilidade do grupo não parava, apenas existiam apontamentos de reagrupação, já se notava algum cansaço em alguns de nós, mais ainda quando vinham as grandes subidas em escadas! Depois desta passagem, encaminhamo-nos para a Graça, também ele um bairro carismático e vincado de tipicidades próprias de pitoresco bairro histórico, descemos para o bairro da Mouraria, bairro que por tradição de há muito considerado o bairro do fado e das multiculturas, ainda subimos mais uma escadaria que fez as delicias dos bem-preparados fisicamente, para logo voltarmos a descer para o Poço do Borratem/Rua do Arco do Marques de Alegrete, passamos pela Praça da Figueira dirigimo-nos para o Largo de São Domingos a onde demos por terminado o nosso amistoso e bem-organizado passeio de 10Km. Já no comboio de regresso a Agualva, brindamos há boa-disposição com uma ginjinha que fez as delícias e animou a malta caminheira. Podia ter sido um passeio diferente, podia… mas não foi! foi assim, e foi genial  bem orientado pelo presidente Luís Pina. Obrigado pela dedicação e disponibilidade que dás ao Clube MoucaBTT.
Não quero e não devo deixar de dizer que na noite anterior a este passeio “Lisboa Antiga”, 13 Moukistas participaram no passeio noturno de 24Km, foi um noturno top. Todo ele foi circuitado no nosso quintal, esteve, em todos as vertentes muito-bom. Iniciamo-lo às 18:30 e terminamos às 21:20, quase tudo correu bem… foi mesmo bem divertido, o términus dele foi na sede da MoucaBTT com um jantar elaborado e servido pelas Senhoras Moukistas Mila e Eduarda, agradecido a ambas pela vossa simpática disponibilidade.
Abraço do “Moukista sentado”


Sem comentários: