PASSEIO EM ALVERCA

Boa tarde malta do pedal!

Antes de tecer algum comentário tenho de enaltecer a forma como os nossos amigos de Alverca (Hugo, Luís e Pedro) prepararam e conceberam o trajecto para este passeio.
Quem anda nestas coisas sabe o quanto é dificil descobrir e planear o melhor trajecto para a rapaziada. Aqui a geografia do terreno não ajuda, mas a verdade é que o objectivo foi plenamente atingido, conhecer outros trilhos e outras regiões, falando o espírito de equipa e de camaradagem mais alto do que qualquer troféu.
Talvez alguns dos 14 participantes deste passeio (durinho pelas muitas descidas), tenham passado a tarde no sofá, mas a verdade é que a coisa correu da melhor.
Tinham sido proposto 28 kms, mas devido a algumas alterações de ultima hora percorreram-se 33 kms.
Às 08h30 tudo estava a posto para iniciar esta pequena maratona. Como já é tradição, as hostilidade foram abertas com o aquecimento, logo de súbito a malta montou as máquinas e toca a rolar. Caminhos rolantes em terra, alguma estrada pelo meio e passados poucos kms estava-se a súbir para um dos vários marcos geodésicos existentes na região. Aqui tem de se fazer um comentário para a excelente prestação do António, que apesar da indisposição que o atormentou durante grande parte do percurso (devido a um desarranjo intestinal!) sempre esteve em alta e nunca mostrou vontade de desistir.
Os kms foram sendo feitos e se calhar ninguém se apercebeu mas foram três marcos geodésicos, trés moínhos e mais uns quantos cabeços que tivemos de descer (depois de uma grande descida vem sempre uma grande subida), coisa para uma dificuldade física elevada.
Não me parece necessário comentar o episódio bizarro com o guarda do tractor pois seria dar importância a mais a uma cena simplesmente inimaginável.
Depois de todas a dificuldades superadas pelas 13h00 a malta estava de volta e a arrumar as bikes para o regresso.
Tem de ser referido que nem todos tiveram a ousadia, capacidade e tenacidade de terminar o trajecto planeado. Se me é permitido deixo aqui um conselho que talvez possa ajudar. Os que mais dificuldades sentem nestas coisas de andar de MTB, treinem! Se pensam que andar uma vez de bike por mês chega, desenganem-se. São precisas várias horas por semana com muita assiduídade e vontade para os resultados aparecerem. Muitas horas de lágrimas nos olhos pelas dores musculares. Esta é a verdade, ter coragem de sacrificar o corpo. Quando à primeira dor ou ao primeiro esforço se desiste, o melhor mesmo é esquecer a bike. Dificilmente atingimos o limite das nossas capacidades físicas, desistimos porque é mais fácil.
Este comentário não se aplica como devem entender apenas ao pessoal que fez o passeio em Alverca, é mais abrangente, engloba todos os que aparecem de vez em quando ou de quando em vez. Sei que pode ser duro ler estas linhas mas é mesmo assim.
No final os alongamentos abichanados (menos abichanados do que as meias do Pires) foram motivo de admiração de todos os que passaram pelo local onde tinhamos os carros.
Fiquem bem e divirtam-se, sejam felizes, mais que não seja a tentar andar de bike.
Um abraço e bem haja a todos os que tornaram possível estas horas magníficas de BTT e sã camaradagem.
Boas pedaladas.

5 comentários:

Luis Carvalho disse...

Boas camaradas do pedal. Foi um passeio a Alverca um pouco durinho (só haviam descidas), mas nada que não se fizesse com mais ou menos dificuldade. O single trek ao meio do passeio foi porreiro, apesar de eu só ter consigo fazer +/- 80% montado. A vista do ultimo marco geodesico foi expectacular, assim como a descida a seguir. Só um senão, na descida apareceu-me alguem atravessado com umas meias esquesitas e uns sapatos ainda mais esquisitos, quem seria, um "intruja" ou um camarada um pouco mais excentrico. Obrigado á malta de Alverca por nos ter prpocionado um excelente passeio e convivio. Um abraço
P.S Excelente forma como está o Antonio nem com o motor a carborar mal cedeu . . .
lololololol

Tiago V. disse...

Bom Dia,

Ontem foram os camaradas de Alverca que desenharam o passeio (nunca é demais agradecer), mas a coisa não se fez por menos e, como estava previsto, revelou-se um trajecto de carácter exigente. Grandes descidas que apanhámos, acho que de impor respeito mesmo aos mais audazes, e grandes paisagens que as precederam.
Quem não conhecia ou conhecia mal ALverca, como era o meu caso, de certeza que ficou com a certeza de que há ali muito bom espaço de eleição para a prática do nosso desporto favorito.

Já agora, a atitude do António foi formidável. No estado em que ele estava, provavelmente muitos teriam decidido ficar em casa, mas ele lá pegou na bike e curou a indisposição com umas boas pedaladas.

Abraço e força nas canetas!

João Paulo Gonçalves disse...

Um especial agradecimento à malta de Alverca
Foi um bela pedalada não muito ao jeito de alguns que só estão para as descidas (eu por exemplo)mas as duas que existiam em todo o percurso eram espectaculares,e as subidas tormentosas foram uma loucura que até o António teve de rezar a alá quando viu a primeira(lol) mas com todos estes altos e que altos e baixos o pessoal lá chegou ao fim. Também há que falar também no equipamento da Mouca eu não sabia que as meias pretas ou laranjas eram até ao joelho!!!! parece-me assim um pouco amaricado!!!(lol)
E cá vou manter as minhas laranjas até aos tornozelos!

Só me resta mandar um abraço ao pessoal da mouca.
Um abraço

João Pires disse...

Boa noite camaradas do pedal.
Grande passeio este de Alverca, como disse o nosso DIRECTOR foi sempre a descer, mas bastante durinho e com vistas maravilhosas.
Agradeço ao pessoal de Alverca por esta oportunidade.
As meias do Pires fizeram sucesso, mas aquela malta que usa as calcinhas justinhas, a fazer aqueles movimentos abichanados ficam bastante sexy é de tirar a respiração a qualquer assistência.
As meias vão mudar de cor.......

Hugo Mendonça disse...

Boa noite.

Amanhã estava a pensar em ir ter convosco.

Mas como a minha boneca pequena adoeceu e não sei como vai ser a noite, decidi ficar por casa para assistência à familia.

Boas pedalas e obrigado pelos comentários do passeio anterior.

1 abraço

--
Cumprimentos
Hugo Mendonça