Penedo de Lexim

O Penedo do Lexim, identificado desde 1879, constitui um dos locais de referência para o estudo do período Calcolítico em Portugal. A importância científica e patrimonial deste sítio originou a sua classificação como Imóvel de Interesse Público e motivou a implantação de um projecto de investigação promovido pela autarquia a partir de 1998.
A chaminé vulcânica do Penedo do Lexim foi escolhida como espaço habitacional durante milénios, constituindo um dos mais significativos sítios arqueológicos do Município de Mafra. Neste local encontram-se registadas fases de ocupação de diversos períodos cronológicos, desde o Neolítico (4000 antes de Cristo) até à época Romana.

Bom dia pessoal do pedal.
Ontem dia 11 de Julho fomos até ao Penedo de Lexim, o desafio estava feito, 45 kms de subidas e descidas com caminhos dificeis e em mau estado.
A saída foi pelas 07H30,  e os 6 corajosos lá se fizeram ao caminho.
Tivemos o prazer de receber na MoucaBTT mais dois entusiastas do pedal, o João Pires e o Luís Carvalho, muito bem vindos e que continuem por cá.
Bom, lá fomos direitos à Carregueira, um primeiro murmurio surgiu logo no Bairro Militar: "Porquê esta subida? O caminho ali ao lado é mais plano!" A resposta estava dada: "É verdade, mas não seria a mesma coisa."
A boa disposição reinava e lá iamos em bom ritmo, deixando a da Serra da Carregueira para trás, fomos direitos ao Sabugo e Almargem do Bispo em alcatrão, até entrarmos num caminho agrícola que não via gente à muito tempo, os comentários não podiam ser mais elucidativos: "Como é que este gajo descobre estes trilhos?". As silvas e o mato estragavam um pouco o "cromado", mas mais picadela menos picadela a coisa lá foi rolando.
Primeira paragem para "meter àgua" e logo a seguir uma descida espectacular em alcatrão, foi sempre abrir. Mas como diz o ditado "a seguir a uma grande descida vem sempre uma boa subida", lá começou o trepar até ao Penedo de Lexim. Pedra, muita pedra, buracos e mais buracos mas com a "avozinha" metida lá se foram vencendo as dificuldades.
Por fim, o Penedo de Lexim, mais um monumento de interesse público abandonado, muito mato, completamente ao abandono, nem uma placa explicativa ou indicativa desta chaminé vulcânica.
Estava na hora de regressar, o calor estava a apertar e tinhamos muito para pedalar.
Uma primeira etapa em alcatrão, com passagem por Lexim e até à estrada nacional de Negrais - Maceira, aqui deixámos o alcatrão e voltámos para terra. O caminho era simpático, as pedra soltas uma dor de cabeça. Rápidamente alcançamos a passagem de nível do Sabugo, contornámos o Campo de Tiro aos Pratos e fomos abastecer àgua no Telhal.
Como o João Pires não gosta muito de fazer o single-track do Telhal para a Tala, por causa das "regueiras" lá tivemos de o fazer, ele vai aprender a gostar.
Uma paragem para dar assistência a um grupo que estava parado ao fundo da descida do moínho do Telhal e bum, o pneu do Tiago deu o estoiro. Prontamente e nosso mecanico António Fernando pôs mãos à obra e lá reparou o pneu num ápice..., he, he, he, (ainda lá estavamos agora). O pneu com o machão interior improvisado lá se aguentou até ao fim.
Passagem pela Tala, mata de Fitares, hortas e súbida pelo parque da Quinta da Fidalga para terminar em beleza.
Estavamos de volta e o objectivo cumprido.
Aqui fica o trajecto e a altimetria.
Boas pedaladas.
Domingo 18 de Julho, Monsanto.

3 comentários:

Paulo Laranjeira disse...

Boa noite a todos.Que grande volta a deste domingo,espero que se repita mais uma vez pois fiquei triste de nao poder ir.No dia 18 tambem nao estou cá mas depois digo alguma coisa.Votos de boas pedaladas,Paulo Laranjeira

Clube MoucaBTT disse...

Boa tarde, podes crer que foi uma volta à maneira. Vamos lá voltar com certeza, pelo aspecto dos trilhos no inverno deve ser um espectáculo. Um abraço.

João Paulo disse...

Quero agradecer ao Pina pela bela pedalada que nos proporcionou com umas vertiginosa descidas e mas mais belas subidas e como dizem a seguir a uma grande descida há sempre uma subida igual ou pior foi o caso,mas a coisa até correu bem até ao estrondo do Tiago que logo o seu "padrinho" se aprontou a resolver a situação como sempre uma mecânico exemplar.
Como já foi dito é uma volta sempre a rever
Uma bela volta
Um abraço para todos