II Peregrinação em BTT Mouca-Fátima 1ª e 2ª etapa

1ª Etapa  
Bom dia!
Ontem, 12 de Setembro de 2010, realizou-se a 1ª etapa da II Peregrinação em BTT Mouca-Fátima.
Bem vindos os novatos nesta aventura. Para os repetentes que tenham aproveitado para relembrar o passeio do ano anterior e obrigado por terem participado. Uma palavra de agradecimento para os que tornam possível um evento desta natureza. Bem haja ao pessoal do apoio, a todos os que colocam as suas viaturas à nossa disposição para a logística e transporte e ainda para aqueles que de uma forma directa ou indirecta colaboram nesta maratona. Bom! Vamos então aos factos, partida a tempo e horas e às 06H10 lá fomos de comboio até ao Oriente. Foto da praxe na Torre Vasco da Gama e toca a andar direitos ao Trancão. Pouco tinhamos andado e o Laranjeira, conseguiu acertar no único prego existente na passadeira de madeira, e claro furo certo. A assistência em viagem funcionou, e como não foi o Pina que furou, o nosso amigo João Pires deu uma mãozinha. O João Paulo pegou no pelotão de 15 betetista e toca a andar, grande pedalada, mas a etapa era longa (100 kms) e havia que diminuir o ritmo.
Em Alverca o pequeno almoço esperava pela malta. Paragem de 20 minutos e volta a pedalar. O caminho era plano e pedalava-se a bom ritmo, Vila Franca chegou num ápice. Na Castanheira a malta apertou o andamento e antes de Vila Nova da Rainha estavamos com 25 minutos de avanço relativamente ao previsto. Havia que refrear o andamento, eramos 15 e tinhamos de chegar 15 e foi isso que aconteceu.
Após o reabastecimento de Vila Nova da Rainha a pelotão seguiu mais compacto, mas com andamento vivo, o que fez com que chegássemos a Valada com 50 minutos de avanço relativo à hora prevista. Os avisos tinham sido feitos, "atenção que depois de Santarém a coisa vai complicar-se". Com tempo de sobra ficaram 30 minutos para a malta ir ao banho e às 12H15 começava o almoço. A ementa estava um espectáculo. Parabéns à Dona Emília, a massada de gambas estava muito boa, que o diga o Tiago que limpou 4 discos de massa e um de salada de atum para provar! Também um muito obrigado para a Eduarda, Alberto e Carlos Teixeira, pois tudo fizeram para sermos tratados como verdadeiros reis. Depois de terminar a refeição um cafézinho veio mesmo a jeito, e pelas 13H30 voltámos a montar as bikes. Saimos 30 minutos antes do previsto. Ao entrar no estradão e depois de Porto de Muge o Sr. Lino furou e rápidamento o problema foi resolvido. Santarém aparecia no horizonte.
Nesta altura o António passou para a frente e conduziu o pessoal para a famosa súbida de Santarém. Sempre em contacto via rádio (aquisição muito válida) a gestão da distância do grupo foi uma constante. Paragem muito rápida nas fontes a seguir a Ómnias e reagrupamento no Quinzena. Estava feito!
Havia agora que atravessar Santarém e ir até Azoia de Baixo, aqui uma mini veio mesmo na hora certa, o calor era muito. Reabastecidos de água voltou-se a pedalar para aos poucos o terreno começar a ficar diferente, estavámos a chegar à ao início das serras.
Uma corrente partida acabou por obrigar o grupo a parar para que fosse resolvido o problema, Carlos Teixeira veio em nosso auxilio e aproveitámos para lubrificar as correntes das máquinas. Entretanto, e como o caminho era difícil e a súbir, o António (para não passar pela
vergonha do ano passado) pegou em alguns dos atletas e foi andando para ganharmos tempo. Resolvida a questão lá fomos novamente para a parte final do trajecto. Em Advagar a malta refrescou-se no poço e rápidamente voltámos a pedalar, Santos era já ali. Faltavam 3 kms. À entrada de Santos estávamos todos juntos e foi assim que alcançámos o Parque Infantil de Santos onde terminou a 1ª etapa desta aventura.
Ao chegar a "casa" tinhamos à nossa espera um bolo para cantar os parabéns à Eduarda que neste dia completou mais um aniversário.
Até para a semana.


2ª Etapa
Bom dia!
Espero que estejam todos em forma e com os musculos pouco doridos
Ontem, 19 de Setembro de 2010, realizou-se a 2ª etapa da II Peregrinação em BTT Mouca-Fátima.
Tudo indicava que iria correr tudo bem. Mas a Senhora de Fátima tinha de saber que queriamos mesmo chegar ao Santuário, e o primeiro problema aconteceu logo pela manhã em plena 2ª circular. Uma das carrinhas mostrou vontade em não colaborar. Por via das dúvidas optou-se por efectuar a troca desta viatura. O tempo não pára e ficou-se com 60 minutos de atraso relativo ao previsto. A malta não desanimou! Comeu-se qualquer coisa rápida em Santos e pelas 09 horas estava tudo a pedalar.
Pouco tempo depois tinhamos uma corrente partida, o Rodrigo estava forte e a corrente não aguentou, o problema foi resolvido rápidamente e toca a pedalar. O terreno mostrava-se mais complicado do que o da 1ª etapa, caminhos com pedras e regueiras fundas obrigavam a muita atenção e muitas pernas.
O pequeno almoço foi nos Olhos de Água, e volta a pedalar, a serra eperava por nós e o calor fazia-se sentir. Sempre com andamento cauteloso, pois apesar da etapa ter cerca de 50 kms, havia que acautelar e poupar energias para as súbidas. Ao chegar ao atalho que dá acesso ao alto da serra, tinha que se optar, pelo atalho ou por estrada, a opção este ano foi por estrada, súbida longa mas aos poucos foi vencida por todos.
Descanso no cimo da serra com tempo para admirar a paisagem, e vamos descer até Minde. O atalho da pedra foi feito por alguns os outros foram por estrada, o grupo voltou a reunir na entrada de Minde. Metade estava feito, agora os kms contavam-se ao contrário, fazia-se referência a quantos faltavam.
Nas passagens pelos carros de apoio só paravam que precisava de água, Fátima começava a fazer sentir-se, a ansiedade estava a apoderar-se de todos e a vontade de chegar era imensa. Teve de ser por alguma ordem na casa, pois havia pessoal mais atrasado. A faltarem poucos kms, a malta passou a andar toda junta.
Tinhamos no Parque 11 um grupo de familiares e amigos à nossa espera.
Podem querer, tal como no ano passado, é uma sensação única a chegada ao Santuário, o superar todas a dificuldades e chegar onde nos tinhamos proposto. Parabéns.
Fizemos os bonecos da praxe e vai um duche de água quente, desta vez fizeram a vontade ao Abel.
De regresso ao "acampamento" o Laranjeira ofereceu a todos os participantes uma lembrança relativa ao evento. Agora era preciso abrir as hostilidade, atacar a mesa e comer toda aquela comida deliciosa.
Seguiu-se uma hora de tempo livre e o reagrupamento ficou marcado para as 17 horas, estava na hora de regressar.
Bem haja a todos os que participaram nesta Peregrinação e aos que se juntaram a todos os que pedalaram 150 kms, o convívio em Fátima fala por este grupo maravilhoso.

Para o ano lá estaremos novamente.

5 comentários:

Tiago disse...

Boas,

De facto, foi um evento espectacular! E o almoço estava a condizer, fiquei com pena de não ter tirado foto áquela enorme tachada de massa. E o que eu me ri com aquele velhote lá do parque de Valadas, o tal que fazia 50 Km/dia, de Segunda a Domingo como ele dizia, e que ainda tinha o azar de já lhe terem roubado 5 bicicletas. Vida dura a de ciclista lol

Quanto às pedaladas, ontem eu estava num dia mau para o grupo. Cheguei a assustar alguns, tal era a minha agitação e nervosismo com que estava a pedalar. Não sei se foi devido à colocação do avanço do guiador, o qual agradeço ao Pires o 'empréstimo', e ao Pina e João Paulo a sua respectiva montagem, mas vou ter de me habituar à alteração. O Ricardo foi o primeiro a levar com a minha roda da frente a roçar de lado na de trás dele, logo de manhã. Depois de tarde, e mesmo depois dos 4 discos de comida a pesar, a coisa não melhorou e comecei a passar alguns pela direita, sem perceber que é daquelas coisas que não se deve fazer. Não o fiz por mal, mas não volta a acontecer. Entretanto, houve uma altura, entre Valadas e Santarém, em que o Sr. Lino decidiu apertar com a sua modesta bicicleta e aí acelerámos um bocadinho mais a pedalada em relação aos restantes. Na próxima semana podemos falar sobre uma eventual aquisição de uma KTM de suspensão total que mal foi utilizada cá por casa.
De resto, a parte mais dura e exigente a nível físico foi mesmo a subida de Santarém, mas nem mesmo isso deixou ninguém ficar mal, e toda a gente chegou ao destino, como estava previsto. O desafio foi mais que superado.

Até ao próximo, que é já no próximo Domingo!

Joao Paulo Gonçalves disse...

Um grande Abraço a toda a Malta da Mouca, aos que com o suor e sofrimento chegaram ao fim da 1.ª etapa e ao pessoal do Apoio que com todo o seu empenho nos ajudaram nesta cruzada. Para a semana iremos com certeza chegar à Nossa Senhora e mais uma promessa comprida, e que para o ano com a graça de Deus lá iremos voltar.
E já agora parabens para a Eduarda.

Lino disse...

Boa Tarde a todo o pessoal do MoucaBTT
Ao ver o comentário do Tiago fiquei com a sensação que ele tinha feito uma prova nas maiores das felicidades, isso é óptimo quando temos oportunidade de proporcionar um bom ambiente.
Só eu sei o que o Tiago me dizia, que sentia um grande "Power", só para não infringir as regras nos acompanhava, caso contrario seria uma flecha nos trilhos ribatejanos. E assim evitava os toques e as travagens bruscas.
Sem duvida o Tiago é um elo forte na corrente desportiva do MoucaBTT, muito se deve ao "Mestre" António e ao coordenador Pina e a todos os membros do Mouca.

Mas o importante é que todos chegaram com cansaço mas com animo para a próxima etapa.

Todo o grupo foi forte, mas o Sr.Gonçalves com garras de Homem e pernas de aço superou a prova sem dificuldade.

PARABÉNS A TODOS UM ABRAÇO

Lino Marques.

João Paulo Gonçalves disse...

Com esta jornada concluída deu para se ver com é a família da mouca e a união existente no grupo. A malta com todo o esforço lá chegou ao destino e reviu a Rainha de Portugal,Nossa Sra. de Fátima e que ela nos ajude por mais um ano até ao seu reencontro. Há que dar uma palavra de apreço ao mais novos o Sr. Lino e o Sr. Gonçalves que foram os verdadeiros Heróis e também não esquecer os restantes que também se conseguiram o seu objectivo nomeadamente a nossa Arma Secreta que desta vez não nos deixou ficar mal como no ano transacto, Um especial agradecimento ao Pina que mais uma vez com a sua logística espectacular proporcionou-nos uma excelente pedalada e também à Mila, Eduarda e Alberto e restantes que fizeram parte dessa logística que sem eles não teríamos o apoio para esta jornada.
UM GRANDE ABRAÇO A TODA A FAMÍLIA DA MOUCA.

E Parabéns ao nosso Bttista Laranjeira.

Manuel Sousa disse...

Tive muita pena de não poder partecipar neste espetacular passeio. Abraço, Manuel Sousa