As curvas do Oceano

Domingo, 26 Abril 2015

“Curvas do Oceano” A história deste duro passeio fez-se com onze Moukistas que pedalaram durante 04:30, percorreram 47Km e levaram uma coça física sumptuosa numa manhã que começou simpática, mas, que se tornou madrasta nos últimos 13 Km, a chuva indesejada quis endurecer o áspero raid que teve inicio e fim na Terrugem. Para alguns de nós a vontade de ir pedalar era surreal. A atividade física de fim-de-semana tinha começado no sábado com o pedestre, para quem não está rotinado, é o meu caso, ficam algumas sequelas musculares, mais uma noite de muita precipitação, dá uma soma de pouca vontade. Mas este vício é tremendo e às 06:10 já estava a espreitar pela janela, os neurónios ainda adormecidos, refletiam single-track junto ao Oceano Atlântico e, quando assim é! há que fazer a vontade à mente e ao corpo, por esta paixão.
Após curta viagem de carro até à Terrugem. Às 08:00 demos início à pedalação, fomos passando por Alfaquiques, S.João das Lampas, Catrivana foi por aqui que fizemos a aproximação aos trilhos falezianos, pessoalmente considero-os excelentes e divertidos, antes de chegarmos a foz do Lizandro passamos por Barril de Baixo, com toda esta diversão os quilometros iam sendo feitos e, sem darmos por isso estavamos em São Julião, é uma janela virada para o mar, para a praia e para o rio Lizandro, espaço privilegiado e reservado a este grupo de Moukistas, que quis fazer o lanche matinal e tirarem umas fotos de grupo. Realizamos a descida em areia solta, aproximamo-nos do vale do rio Lizandro com uma pedalação forte e virtual, bordeamos Valverde, descemos para o Carvalhal, foi por aqui que fizemos uma pequena paragem de hidratação.
Seguimos viagem ainda montados, seria por pouco tempo, a dura subida estava prestes a ser iniciada, e foi.., estávamos no Km 32.7 e 25mt de altitude, tínhamos que alcançar o Km 34.2  e subir até aos 175mt, foi mesmo muito duro e sempre com ela à mão… que canseira do c…… perdoei-me o desabafo, senti-me um abandonado pela vida sã, momentaneamente só,  tive um transtorno de personalidade, o transtorno foi passando fui ganhando lucidez e voltei à pura realidade e, sem alucinação tive que alcançar o topo da subida, já junto ao moinho fiz o relaxe e normalizei a respiração. Pouco depois o grupo estava reagrupado e em movimento, faltava mais de uma dezena de Km para o término do passeio, a chuva quis fazer-nos companhia e o massacre continuou…Foi assim a historia deste duro passeio feita por duros Moukista. Às 12:30 estávamos a desmontar das bikes e demos por concluído o nosso passeio na Terrugem. Os Moukistas, desde há algum tempo, deixaram de prenunciar o verbo soft, a dureza persegue-nos consecutivamente semana a semana…Estimado LC, agradeço a subtileza de retoque dourado que deste a este bem desenhado track e, que ainda hoje (terça-feira) padeço de alguma fadiga muscular dos membros inferiores. Obg ao grupo de Moukistas que compareceu a este, duro mas temperado, passeio Domingueiro. Abraço do “Moukista sentado”