Raid BTT à Fonte da Telha

Domingo, 22 Março 2015
Pedalamos nas arribas e falésias da Costa de Caparica à Fonte da Telha e, regressamos pela areia da Fonte da Telha à Costa de Caparica.
Iniciamos o passeio em S. João da Caparica (SSGNR) eram 08:00 com presença de treze Moukistas, dispostos em fazer este raid melhor do que da última vez que o tínhamos feito, já lá vão três anos, o grupo não ganhou uma dimensão diferente em quantidade, mas em qualidade as melhorias são
notórias, recordo a dificuldade que alguns tinham nessa altura e atualmente passaram a não ter. O tempo a técnica e os treinos foram-nos dando outra sabedoria e outra disponibilidade física… estes marcantes momentos de outrora bitolam-nos e transportam-nos para a realidade de hoje, suando o orgulho da evolução biciclista de cada um. O track contemplava bastante areia. Saímos em direção a Cova do Vapor (Trafaria) para logo de seguida subirmos à Bateria da Raposeira/Forte de Alpena. Esta bateria (transpira história) foi erigida em 1893 e foi idealizada para defender a barra do Tejo e entrada de Lisboa. Depois de termos dado uma volta pelo forte e admirado a artilharia pesada em estado de desmantelamento pelos amigos do alheio, encaminhamo-nos para as falésias da Costa de Caparica, Funchalinho, Igreja do convento dos Capuchos, miradouro dos Capuchos, já na Quinta Nova trilhamos uma descida em areia solta, capaz de fazer cair qualquer Moukista, que a todo o custo tentávamos equilibrar-nos em cima das bikes. Entramos no longo estradão com areia, que nos iria levar à Fonte da Telha e, cada um de nós pedalava a toda a velocidade. Chegados ao extenso areal da praia da Fonte da Telha, lanchamos, conversamos e tiramos umas fotos. Com a baixa-mar prestes a acontecer, a nossa ansiedade crescia a cada segundo que passava, deu-se o momento da partida para a longa travessia do extenso areal, 9KM foi quanto somou o conta-quilómetros do final da linha somatória em areia molhada, toda esta metragem é feita sentados encima das bikes, sempre em esforço continuo e sem podermos deixar de pedalar.
É um desafio de superação para cada um de nós que ao conclui-lo vêm o orgulho amarrado há felicidade. Para terminarmos o passeio, havia apenas que descontraidamente pedalar pouco e fazermos o términos dele, no mesmo espaço de onde o tínhamos iniciado. Depois do banho, degustamos o reconfortante almoço que terminou numa explanada do SSGNR com toda a galhofa a que tínhamos direito. Caros Moukistas, foi mais um fim de semana de bom tempero de vida para cada um dos presentes. O nosso Clube contínua a organizar atividades que nos motivam e dão vida às nossas vidas. Abraço até prá semana.
Ass: “O Moukista sentado”

3 comentários:

JAGuerra disse...

Um passeio diferente de todos os outros,foi simpatico, divertido e com muito oceanos na rodas.

Unknown disse...

Bom passeio.Bom grupo,bom clima e bom almoço.São alguns dos requisitos necessários para se passar um bom Domingo de puro BTT e muito convivo.
obrigado Moucabtt
HRamos

João Gonçalves disse...

Um passeio que já tínhamos saudades e desta vez a coisa ele correu melhor que da primeira. Como cada vez estamos melhor como o vinho do porto e para rematar um bom almoço e mais um pouco de convívio.
Agradecimentos a organização e um abraço aos mouquistas.